sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ninguém me ajuda a ajudar (3)

E por falar no Metrô, louvo a iniciativa de seu presidente, que foi à estação Sé, sem se identificar, para ser o Dirigente de Plantão por alguns minutos (artigo da Folha aqui, só para assinantes). Não foi abordado por nenhum passageiro. Isso é bom? A não ser que a pessoa ache que os serviços prestados ou os produtos vendidos por sua empresa são perfeitos, isso é um mal sinal. No caso do Metrô, pode significar que não haja confiança dos usuários nos canais de denúncia e reclamação.

O programa tem seus méritos, mas o problema do Metrô em ouvir seus usuários persiste. Para cada uma das reclamações que já fiz via Internet, havia sempre uma resposta defensiva, justificando porque as coisas eram daquele jeito. Assim fica difícil melhorar.

Outro dia fiz uma reclamação a uma Dirigente de Plantão na estação São Bento. Era sobre um problema de lâmpadas queimadas na estação, que deixava partes da plataforma na total escuridão havia semanas. O mais irônico da história é que duas das lâmpadas queimadas estavam em frente àquela funcionária. Ou seja: ou não havia da parte dos funcionários da estação comprometimento real para com a melhoria do Metrô, ou a eles não são dadas condições de melhorar os problemas que existem.

O Metrô poderia aproveitar melhor seus funcionários onde eles são mais necessários, e facilitar as reclamações e sugestões dos usuários nas estações com uma medida bastante simples: colocar papel e caneta ao lado das inúmeras "caixas de sugestão" que já existem, e que vivem vazias... (por que será? teremos atingido a perfeição?)

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