sábado, 25 de outubro de 2008

Bom jornalismo criminal

Para quem não se lembrar dessa excelente (e agora premiada) reportagem, ela foi destaque aqui neste blog:


Parabéns, Raphael Gomide! Parabéns, Folha.

* * *
São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2008

MÍDIA

Reportagem sobre a polícia dá à Folha prêmio da União Européia

DA SUCURSAL DO RIO

Com a reportagem "O Infiltrado - A PM por dentro", o jornalista Raphael Gomide, da Folha, foi um dos três vencedores do Prêmio Lorenzo Natali 2008, na região América Latina e Caribe.
O prêmio é concedido desde 1992 pela União Européia para trabalhos sobre direitos humanos, democracia e desenvolvimento. O nome é uma homenagem ao vice-presidente da Comissão Européia Lorenzo Natali, que morreu em 1990.
Neste ano, 1.501 jornalistas de 151 países participaram do concurso, que tem como parceiros a organização Repórteres sem Fronteiras e a Associação Mundial de Jornais e aceita trabalhos de imprensa, internet, rádio e televisão.
Publicada em 18 de maio no Mais!, a reportagem revelou o cotidiano da formação de soldados da Polícia Militar do Rio, Estado em que as forças de segurança mais matam e morrem no país. Para fazê-la, o repórter foi aprovado em concurso, com sete meses de duração, e foi recruta por 23 dias.
A cerimônia de entrega dos troféus será no dia 17 de novembro em Estrasburgo, na França, com a presença de três escolhidos em cinco regiões (Ásia e Pacífico; África; América Latina e Caribe; Europa; e Mundo Árabe e Oriente Médio). Apenas nesse dia será conhecido o ganhador do Grande Prêmio Lorenzo Natali, que pode ser de qualquer região.
É a segunda vez que a Folha recebe o prêmio Lorenzo Natali. Em 2003, o jornalista Mário Magalhães recebeu uma menção honrosa.

URL: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2510200838.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário