sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Voto consciente

Se ainda não definiram seu candidato para vereador, dois recursos para pesquisa:

1) Lista do TRE-SP (para pegar o número, tão somente)

http://www.tre-sp.gov.br/noticias/textos2008/listaoficial.pdf

2) Movimento Voto Consciente - Avaliação do Trabalho dos Vereadores

Na 14ª Legislatura: http://www.votoconsciente.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=292&Itemid=61

Na 13ª Legislatura: http://www.votoconsciente.org.br/index.php?option=com_remository&Itemid=78&func=fileinfo&id=24

Lembrando que esse ranking também tem suas limitações. Tem uma análise qualitativa muito mais difícil de se fazer, que "presença em comissões", "presença em votações em plenária" etc. simplesmente não consegue capturar. Mas é um grande avanço, sem dúvida.

* * *

Adicionei o da 13ª legislatura pois lá também tem bons nomes que, ainda assim, não foram reeleitos. É o caso do Nabil Bonduki, que foi considerado o 2º melhor vereador na 13ª legislatura pelo Movimento Voto Consciente. Por que não foi reeleito, então? Talvez justamente por causa disso. Como pensa a cidade como um todo, em vez de se concentrar num "curral eleitoral",* ele contava com as votações espalhadas pela cidade. Isso não é páreo para a "velha política". Sorte minha, o Nabil resolveu tentar mais uma vez.

Não vou colocar seu número, pois meu intuito --sinceramente-- não é fazer propaganda de um candidato específico, mas colocar alguns critérios para suas considerações -- entre elas, o de que nem sempre o bom trabalho chega à superfície (fosse assim, a cidade e o País estariam muito melhores). O mais importante, friso, é votar consciente. E saber que o trabalho não termina na urna, apenas começa.

Depois do pleito, temos que aprender a cobrar dos nossos representantes. Minha experiência no assunto é de que eles são muito mais responsivos às minhas reclamações do que eu pensava que fossem. Talvez porque tão poucos cobram, eles tomam aqueles como representantes da vontade de todo seu eleitorado, sei lá.

* Update: jP conta que um amigo fez um estudo dos vereadores eleitos em São Paulo e concluiu que apenas uma parte deles - e não muito grande - tem forte dependência a uma única região, e que a grande maioria se elege com votos bastante espalhados pela cidade. Se for isso mesmo, estou surpreso. Tradicionalmente a indicação para subprefeito (antes, coordenador de Administração Regional) seguia exatamente essa lógica de "currais eleitorais" dos vereadores, de maneira que o prefeito conseguia manter maiorias estáveis na Câmara. Cada vereador "adotava" uma subprefeitura/regional. Parece que isso tem mudado mais recentemente, mas não creio que os 54 vereadores eleitos tenham tido recursos suficientes para fazer campanha em toda a cidade. Acho mais provável que os partidos tenham elegido dois ou três "puxadores de votos", e os restantes tenham sido eleitos com as "sobras eleitorais" (os votos acima do quociente eleitoral dos vereadores mais votados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário