quinta-feira, 7 de maio de 2009

Califórnia na contramão da história

Vai ser bastante irônico se a liberal Califórnia for o último estado americano a (re)aprovar, depois de ter sido o último a constitucionalmente banir...

* * *
São Paulo, quinta-feira, 7 de maio de 2009

CASAMENTO GAY

Mais dois Estados aprovam união homossexual nos EUA

DA REDAÇÃO

Os Poderes Legislativos dos Estados do Maine e de New Hampshire, vizinhos no extremo nordeste dos EUA, aprovaram ontem projetos de lei que legalizam o casamento gay.
Em Maine, o governador sancionou a lei, que ainda aguarda a assinatura do dirigente de New Hampshire.
Outros quatro Estados já haviam aprovado a união de pessoas do mesmo sexo. No mês passado, Iowa e Vermont autorizaram o procedimento, seguindo decisões anteriores de Connecticut e Massachussets.
Também a cidade de Washington, capital do país, aprovou o casamento gay nesta semana --como se trata da capital federal, a decisão ainda precisa ser confirmada pelo Congresso dos EUA para ter validade.
Apesar de sancionada pelo governador, a lei no Maine ainda tem que esperar um prazo e uma possibilidade de questionamento popular para entrar em vigência.
Em tese, ela passa a vigorar 90 dias depois do encerramento do atual ano legislativo, em junho. A decisão, no entanto, pode ser questionada se grupos contrários conseguirem 55 mil assinaturas para provocar um referendo sobre o tema.

URL: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0705200911.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário