quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Chinese Electric Car Jolts The Competition

A China acaba de lançar o primeiro carro híbrido produzido em massa.

Diferentemente do Toyota Prius, o F3DM é ligado numa tomada comum (é um plug-in hybrid).

Leva nove horas para recarregar do zero até 100% -- a maioria das pessoas passa isso ou mais tempo em casa, mesmo.

Até 60 km/h, roda só no elétrico -- mais que isso, ativa (também ou apenas?!) o motor a gasolina.

Autonomia (do elétrico): 100 km -- eu precisaria recarregar a cada 4 dias. Acho que os prédio terão que se adaptar no futuro: se hoje eu fosse recarregar meu F3DM na tomada da garagem do meu prédio, usaria a eletricidade comum (o prédio inteiro pagaria a conta). Ou talvez isso pudesse ser um incentivo à adoção dos plug-ins.

Preço: US$ 22 mil, ou R$ 50 mil -- ainda meio caro, mas nada astronômico.

Acho que, se vendesse aqui hoje, eu talvez trocasse o meu.

Ah, e eles estão planejando adicionar painel solar no teto do carro num futuro próximo. Enquanto seu carro toma sol estacionado na rua, ele se auto-recarregaria, a "custo zero". Genial!

* * *

Chinese Electric Car Jolts The Competition
http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=99286134

(se quiser ouvir em vez de ler, clique no botão Listen Now abaixo do título -- dura 4 min 31 sec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário