quarta-feira, 23 de julho de 2008

Disque-pileque

É questionável se o dinheiro público deve financiar esse tipo de serviço. Por um lado me parece o equivalente à polícia amazonense deslocar um policial para acompanhar um cidadão em sua volta para casa pelas ruas escuras/perigosas da cidade, ou seja, recursos públicos para fins privados.

Por outro lado, é um problema público: se um desses manauenses ébrios preferir dirigir seu próprio carro a ligar para o Disk-Pileque*, pode causar um acidente com várias vítimas.

A questão é: até que ponto devemos tutelar os cidadãos independentes e legalmente responsáveis por si mesmos?

* Poderia ser "pilek", já que estamos inventando um significado novo para a palavra disk, "disco" (objeto circular, chato e fino) em inglês.

* * *

Folha Online

Cotidiano

23/7/2008 - 10h12

Detran dá carona para motoristas alcoolizados de Manaus

Publicidade

da Folha Online

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Amazonas anunciou na terça-feira (22) que irá reativar o Disk-Pileque, serviço de carona para motoristas alcoolizados de Manaus. Para usar, basta que o motorista telefone para os números 0800-2801515 ou 0/xx/92 3642-6708 e um carro ou uma moto irá buscá-lo.

O serviço estará disponível da madrugada de sexta à noite de domingo, e é gratuito.

O Disk-Pileque funcionou nos últimos Carnaval e Festival de Parintins.

Para reforçar o cumprimento da lei seca, que elevou o rigor das penas aplicadas a motoristas flagrados dirigindo alcoolizados, o Detran ainda inicia na quinta-feira (24) uma campanha informativa em TVs, rádios e outdoors e, amanhã ou sexta (25), realiza uma megablitz em Manaus.

Conforme o Detran, 80 profissionais irão participar da megablitz. Eles ficarão nos pontos da cidade com maior fluxo de carros no período da noite --Ponta Negra, Estrada do Turismo e Torquato Tapajós, por exemplo. Todos os dias, ainda conforme o Detran, há blitze menores --desde 20 de junho, 25 CNHs já foram apreendidas.

O Detran do Amazonas afirma já ter registrado queda no número de acidentes. Em junho passado, Manaus teve sete acidentes com mortes enquanto, em junho de 2007, foram 22 --uma queda de mais de 68%.

URL: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u425280.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário