sexta-feira, 27 de março de 2009

Imobilidade em SP

Até a Folha começa a desconfiar das propostas substantivas da Prefeitura de SP na área de mobilidade urbana.

E pedágio urbano, salve, não mais parece ser palavrão para ela...

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São Paulo, sexta-feira, 27 de março de 2009

Plano de metas de Kassab prevê reduzir o trânsito em 15%

Prefeitura também promete fazer intervenções em pelo menos 15 pontos de congestionamento crônico da cidade

Proposta da gestão Gilberto Kassab (DEM) inclui a implantação de faixas exclusivas e operacionais para motos em oito locais

ALENCAR IZIDORO
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Reduzir os índices de lentidão do trânsito em no mínimo 15%, ampliar a restrição aos caminhões após a inauguração do trecho sul do Rodoanel e implantar faixas exclusivas ou prioritárias para as motos em oito pontos de São Paulo.
As medidas fazem parte do programa de metas da gestão Gilberto Kassab (DEM), referente ao período de 2009 a 2012, segundo a Folha apurou.
A lista de planos em todos os setores da administração, 90 dias depois da posse do prefeito, se tornou exigência por uma lei aprovada no ano passado pela Câmara Municipal.
O projeto --originalmente proposto pelo Movimento Nossa São Paulo-- também obriga a prestação de contas das metas a cada seis meses.
Na lista de planos com que a gestão Kassab se compromete no setor de trânsito também estão diversas obras viárias, como a extensão da av. Roberto Marinho até a Imigrantes, a conclusão do prolongamento da Radial Leste e da duplicação da estrada do M'Boi Mirim.
Constam também do programa intervenções prioritárias em 15 gargalos de congestionamento crônicos -selecionados pelos técnicos e onde serão feitas de obras na via e mudanças na sinalização e semáforos.
A gestão Kassab decidiu fixar a meta de diminuir os índices de lentidão em ao menos 15% apesar do crescimento da frota -perto de mil veículos por dia.
De um lado, especialistas são pessimistas quanto às perspectivas de melhoria da fluidez sem medidas restritivas aos carros -como pedágio urbano.
Por outro, a promessa do prefeito tende a ser facilitada pelo cenário de crise econômica, que deve reduzir a quantidade de deslocamentos. E também pela inauguração do trecho sul do Rodoanel, que vai interligar a Régis Bittencourt ao sistema Anchieta-Imigrantes até março de 2010.
Para atingir as metas, além da ampliação do sistema viário (que embute também a reforma de 30 pontes ou viadutos e cuja prioridade costuma ser criticada por técnicos), a gestão Kassab prevê mudanças no rodízio aos caminhões implantado em 2008 na região central.
A ideia deve ser aplicada com a conclusão da alça sul do Rodoanel --como deve haver cobrança de pedágio, a prefeitura teme uma fuga dos veículos pesados pela malha urbana.
Em relação à segurança viária, a meta de Kassab é reduzir de 2,3 para 1,8 a quantidade de mortes no trânsito por 10 mil veículos. Na prática, mantida a mesma frota, significaria 316 a menos do que as 1.463 vítimas do ano passado inteiro. Nos últimos quatro anos, elas passaram de 1.419 para 1.463.
A Folha apurou que a lista de compromissos do plano da gestão Kassab contempla diversas ideias e obras atrasadas depois de repetidas promessas.
Por exemplo, a revitalização de 289 câmeras do trânsito, que era prometida para ser feita ainda no primeiro mandato.
Ou então, a implantação de 100 km de ciclovias e ciclofaixas, anunciada em 2008.
Um terceiro exemplo de metas recicladas abrange intervenções no transporte coletivo, como nos pontos de parada do cruzamento da Faria Lima com Rebouças e da Juscelino Kubitscheck com Santo Amaro.
A promessa de ações para as motos --como a criação de faixas exclusivas-- já havia sido motivo de tentativas anteriores. A principal foi malsucedida: os testes de uma faixa para motos na 23 de Maio pioraram a fluidez e levaram ao recuo do prefeito Kassab em 2008.

URL: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2703200913.htm

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