segunda-feira, 27 de julho de 2009

Leading by example

Michael Bloomberg, o prefeito de Nova Iorque, é uma das dez pessoas mais ricas dos EUA, e o residente mais rico da cidade que administra.

Defensor do transporte público, ele vai ao trabalho todos os dias de metrô. Ok, ele pega uma pequena carona de carro até uma estação um pouco mais distante de sua residência, de forma a evitar baldeações e pegar o trem expresso, mas 75% de seu trajeto diário é feito em transporte público.

Como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vai ao trabalho? Não sei se é todo dia, mas sei que o prefeito faz uso regular de helicóptero (até mesmo durante a campanha, enquanto a candidata Soninha pedalava sua bicicleta).

O secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, foi hoje de manhã até a estação Imigrantes do metrô investigar o cumprimento das novas restrições sobre os ônibus fretados. Negando que os usuários trocariam os fretados por carros particulares, o secretário mostrou convicção de que eles passarão a utilizar o transporte público. Cercado por usuários irritados de fretados, fugiu em disparada. De carro. (A secretaria municipal de Transportes fica na rua Boa Vista, a poucos metros do metrô São Bento.)

Bem, se os dirigentes de São Paulo estão tão confiantes na rede de transportes públicos da cidade, por que não a utilizam diariamente?

PS: Essa minha indignação faz parte de uma opinião mais ampla que tenho sobre "liderar pelo exemplo", segundo a qual os dirigentes públicos deveriam usar os mesmos serviços públicos pelos quais são responsáveis (aliás, acho que isso deveria valer para administradores privados também, que deveriam consumir a comida que produzem, ligar para a central de atendimento ao consumidor que oferecem etc.). Talvez seja a maneira mais rápida e pacífica de resolvermos grande parte dos problemas que nos afligem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário