segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Catfight!

http://www.revistapiaui.com.br/images/2009/setembro/Artigo_1122/artigos_img_topo_artigo.jpg
 
"Certamente há homens que imaginam que vamos subir no ringue e começar a nos arranhar e morder", diverte-se a loiríssima norueguesa Ingrid Egner, vice-campeã mundial de boxe amador que, quando não está treinando ou competindo, conclui seu doutorado em biologia molecular na Universidade de Oslo.

Damas, ao ringue!
Cai a última trincheira masculina do olimpismo: É a hora das mulheres se enfrentarem no boxe.
DORRIT HARAZIM  |  Revista Piauí  |  Edição nº 36
http://www.revistapiaui.com.br/edicao_36/artigo_1122/Damas_ao_ringue.aspx

No mês passado o COI aprovou, ainda que em votação secreta, a inclusão do boxe feminino entre os esportes olímpicos. Era o único esporte olímpico com participação feminina ainda vedada.

No artigo, informações importantes para aqueles que se preocupam com a saúde das mulheres acima da dos demais esportistas ("A modalidade tem o mesmo índice de lesões na cabeça do que a patinação no gelo"; "No último campeonato mundial feminino, realizado na China no ano passado, nenhuma das 250 boxeadoras de 52 países sofreu qualquer lesão" etc.). No Brasil, por exemplo, toda boxeadora tem que fornecer atestado negativo de gravidez antes de cada competição.

Mas o avanço da igualdade entre os gêneros no esporte, na minha opinião, ainda é tímida. A barreira ainda a ser removida, na minha opinião, é o da separação dos atletas por sexo. "Mas a estrutura física dos dois sexos é diferente!", podem argumentar. E daí? Diz-se que os negros têm (em média) muito mais força muscular que os orientais. É motivo, portanto, para se separar boxeadores por cor da pele? Não, cada país deveria selecionar os melhores entre os melhores, independente de cor, sexo ou idade.

Algumas modalidades ainda apresentam diferenças estatisticamente significantes entre os recordistas do sexo masculino e do feminino. Mas essa diferença vem diminuindo e, suponho, diminuiria ainda mais com as competições integradas pelos dois gêneros. Mas por que não sequer considerar a integração incremental, modalidade por modalidade? Não vejo argumento que sustente, por exemplo, a manutenção da separação por gênero no tiro ou no arco e flecha.

Confesso: eu não gostaria de ser o primeiro boxeador a deferir o primeiro soco numa boxeadora. Mas esse mesmo soco deverá nocautear, na verdade, um paradigma que as gerações futuras quiçá enxerguem como tão absurdo como hoje encaramos a escravidão, business as usual de séculos atrás.

Karpov vs. Kasparov

_46413249_duo_ap226i.jpg

Começa hoje à noite, em Valencia, Espanha, a "nêga" daquela histórica partida de xadrez de 25 anos atrás:

Kasparov and Karpov in chess duel
One of the greatest rivalries in the history of chess is due to resume as Garry Kasparov takes on Anatoly Karpov in the Spanish city of Valencia.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/8266220.stm

Quem quiser pode assistir à partida aqui. Eu aposto no russo.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

How to Care for Introverts

  • Respect their need for privacy
  • Never embarrass them in public
  • Let them observe first in new situations
  • Give them time to think. Don't demand instant answers
  • Don't interrupt them
  • Give them advanced notice of expected changes in their lives
  • Give them 15-minute warnings to finish whatever they are doing before calling them to dinner or moving on to the next activity
  • Reprimand them privately
  • Teach them new skills privately rather than in public
  • Enable them to find one best friend who has similar interests and abilities; encourage this relationship even if the friend moves
  • Do not push them to make lots of friends
  • Respect their introversion. Don't try to remake them into extroverts
A lista é impressionantemente precisa. Parece um "Fabio Storino: Instruções de uso".

Não se sabe bem quem compilou essa lista. Parece vir de "Understanding Our Gifted, November, 1988". Está circulando pela Internet como imagem (obrigado, Vox, por redigitá-la).

domingo, 13 de setembro de 2009

Norman Borlaug, RIP

“More than any other single person of this age, he has helped provide bread for a hungry world,” the Nobel committee said in presenting him with the Peace Prize. “We have made this choice in the hope that providing bread will also give the world peace.”

The day the award was announced, Dr. Borlaug, vigorous and slender at 56, was working in a wheat field outside Mexico City when his wife, Margaret, drove up to tell him the news. “Someone’s pulling your leg,” he replied, according to one of his biographers, Leon Hesser. Assured that it was true, he kept on working, saying he would celebrate later.

Nossa, como eu poderia sequer ter ouvido falar dele antes?

So long, Norman, and thanks for all the wheat.

Vídeo: Norman Borlaug no Penn & Teller: Bullshit!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nova Marginal: velha concepção urbanística

Quatro visões consonantes sobre o rio Tietê, e dissonantes do projeto bilionário da Nova Marginal:

Arquiteto José Fábio Calazans: propõe a construção de um parque linear de 90 km ao lado do rio, de Mogi das Cruzes a Itapevi, com lagos para abrigar a água de dias excepcionais, como anteontem.

Arquiteto Vasco de Mello: "É um erro histórico. As pistas vão ficar congestionadas em seis meses. Estão jogando dinheiro no ralo."

Arquiteto Fernando Mello Franco: "A cidade precisa rever a sua relação com o rio. Pensar a partir do trânsito é uma forma antiga de pensar a cidade. Você isola o rio, isola os problemas, em vez de articulá-los. A Nova Marginal pegou a contramão da história." Segundo Mello Franco, o Tietê deveria ser um eixo metropolitano e para isso a cidade tem de chegar até o rio, como acontece com Londres, Paris, Viena e Lisboa. Para esse plano funcionar, segundo ele, é fundamental reduzir o fluxo de carros nas marginais.

Engenheiro Cerqueira César Neto: "Falta um plano global para o Tietê. Cada município faz o que quer. Essa obra [a Nova Marginal] é uma gambiarra."

Que bom que não sou só eu que acho esse um imenso erro, em vários sentidos. Mais aqui:

Para urbanistas, Nova Marginal amplia erro
via Folha de S.Paulo (só para assinantes) ou Agência Webtranspo (aberto)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Slingshot Rhapsody

Crédito: Michael Edwards

[…] he's not just the man who invented the Segway and the stair-climbing wheelchair called the iBOT and the first portable dialysis machine and a new water filter called the Slingshot that could literally change the world, if he could only get the damn world to cooperate. He's also Lord Dumpling, leader of the Empire of North Dumpling.

Interessante artigo da Esquire sobre o inventor americano Dean Kamen e sua luta para melhorar o mundo por meio da tecnologia.

Revolução Sexual Iraniana

Num país com os índices demográficos do Irã, tudo muda muito rápido. Naquela sua última visita de 2007, ela vinha da festa com uma amiga, no carro. As duas tinham o proibido álcool no hálito, então o farol do carro atrás piscou e veio o terror: eram dois homens da Polícia Moral. Elas pararam, os dois jovens saltaram e se encaminharam. Não queriam levá-las para a prisão. Queriam seus telefones. Era uma cantada. Os velhos deixam a função e os jovens que a assumem vivem a mesma cultura do underground de Teerã.

Mais sobre como os jovens iranianos prometem mudar radicalmente o país neste belo artigo de Pedro Doria para a Revista Trip.