segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Chávez4ever

Mensagem
Apenas para colocar o referendo de ontem um pouco em perspectiva internacional comparada:
 
http://www.voxeu.org/files/image/zancon1.JPG
 
Agora teremos um país a mais pintado de branco. Juntou-se à maioria das democracias.
 
O maior problema, para mim, é o timing: a sociedade venezuelana deveria ser capaz de decidir que gostaria que qualquer líder seu fosse capaz de concorrer indefinidamente quando o pior e mais impopular de seus líderes estivesse no poder. A perspectiva de uma democracia saudável deve ser a da alternância de poder, e a permanência, um ato de exceção, em circunstâncias especiais. Do jeito que foi aprovado, foi uma lei feita por Chávez e para Chávez. E esse tipo de personalismo é muito mais comum em autocracias.
 
Mas o princípio da reeleição indefinida não é absolutamente ruim. Eu não gosto: acho que o oxigênio da troca de líderes e de sua equipe, ainda que dentro de um mesmo partido, é bastante benéfico por mais que "tudo esteja indo bem". Mas numa democracia cheia de checks and balances, com eleições competitivas, pelo menos dois partidos fortes (três é melhor ainda), judiciário independente etc., é um recurso que seria invocado muito raramente (como de fato o é).

Nos EUA, só teria acontecido com FDR que, aliás, só teve seus quatro mandatos presidenciais divididos ao meio por conta desse limite constitucional, e pode não ter tido mais que quatro apenas porque morreu no início do último, relativamente jovem (62) -- quem sabe se ele não tivesse sido um fumante inveterado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário